domingo, 11 de março de 2012

LAN,TAM,GOL, À PROCURA DA MELHOR ALIANÇA

A próxima fusão entre a Lan e a Tam deverá alterar os esquemas das alianças na America do Sul.Parece certo que a Lan,que integra e está bastante vinculada à Oneworld, levará a empresa brasileira para essa união, tirando a Tam da Star Alliance.Das três a Oneworld é a menor e,também, aquela com menos aderentes europeias, apesar de contar com a British e a Ibéria: seus vínculos com a empresa chilena são uma preciosa abertura na América Latina,onde conta apenas com a participação da Mexicana. A força maior da Oneworld, à parte a inclusão da American Airlines, está na Ásia/ Pacifico, onde conta com Japan,Cathay Pacific,Malaysia, Qantas e AirAsia.
Do outro lado, a StarAlliance tem desenvolvidos contatos de alto nível que parecem ter sido infrutíferos para evitar que a Tam deixe o seu grupo - fato que empobrecerá a sua estrutura, que é a maior das três alianças - após ter esperado na adesão da Gol, agora improvável, em vista da participação no capital da aérea brasileira da Delta Air Lines, que pertence e se destaca na SkyTeam.
Segundo as estatísticas de 2010 divulgadas pela revista Airline Business, o tráfego mundial estava  vinculado por 57,9% às três alianças, sendo a Star Alliance detentora de 24,6%,a Sky Team de 18,7% e a Oneworld de 14,6%.As empresas aderentes totalizavam 61 e havia mais uma dezena de aéreas na lista de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário