quinta-feira, 24 de maio de 2012

VIAJAR DE GRAÇA PELA GOL , EM ÉPOCA DE CRISE

As ideias de marketing visam promover um produto ou serviço,atraindo a atenção por sua originalidade e conveniência. A Gol está lançando ,em seu programa de milhas "Smiles", viagens a Miami com tarifas "exclusivas" (em termos) para seus usuários mais fieis, que há anos voam com ela e poucas vezes tem conseguido um assento vazio nos voos da alta estação.
Se trata de uma ideia promocional que contrasta com os parâmetros usuais, pois apenas alivia as contas das milhas acumuladas pelos passageiros.Algo incomum numa época de crise e com perdas de milhões de reais se acumulando no balanço de 2011 da empresa.
Ao decidir de oferecer a partir de 7 de julho 600 lugares em seus B737-800NG, operando quatro voos de ida e volta para Miami que poderão ser pagos com 80 mil milhas acumuladas pelos passageiros mais constantes e fieis,a administração do programa Smiles pode ter visado três objetivos : diminuir a carga de milhas que não estavam sendo honradas pela Gol ; tirar passageiros dos voos regulares da rival Tam para a Disneyland; verificar até onde a sua recente decisão de operar para Miami tem agradado aos passageiros potenciais.  Nos dois casos se trata de uma promoção bastante cara,se restrita aos titulares de milhas. Seu  retorno comercial é praticamente insignificante, diante do grande volume de créditos e do número de ex-usuários que talvez desde os tempos da Varig ,aguardavam a oportunidade para realizar uma viagem internacional.Ainda mais para os Estados Unidos, sendo que a Gol até agora tem operado só para destinos do Centro e do Sul da América.
No momento não faltam à Gol aeronaves em excesso, e ainda sobram tripulações, apesar da centenas de demissões.Por isso a ideia do diretor do Smiles de utilizar um dos Boeing para reanimar os passageiros da empresa aérea até agora frustrados pelas dificuldades encontradas para utilizar as milhas acumuladas, deverá mobilizar muito mais interessados dos supostos 600 que terão a sorte de serem escolhidos.De fato, entre as linhas do anúncio pode ser lido que esses voos para Miami, que já foram autorizados pela Anac para serem operados juntos com outros na alta estação e durante as férias,não são exclusivos .Escreve o anúncio : "Voe com tarifa exclusiva,ou Smiles & Money . Escolha a sua".
 Tudo depende do volume da demanda, sendo que a Gol parece não ter ideia de como o mercado reagirá a essa sua oferta. para Miami, cidade dos Estados Unidos para onde nunca voou.Assim, deverá ter assentos para todos, inclusive para quem pagará a passagem totalmente ou em parte com as milhas do Smiles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário