sábado, 25 de agosto de 2012

CONTRA O "CHOQUE DE CUSTOS",AÉREAS NACIONAIS IRÃO SUBIR PREÇOS DAS PASSAGENS

Tam e Gol, pelas palavras de seus presidentes,Marco Antonio Bologna e Paulo Kakinoff, atribuíram ao aumento de preço do querosene de aviação a causa principal das perdas de respectivamente R$ 928 milhões (Tam) e R$ 715 milhões (Gol), registradas no segundo trimestre do ano.Parece que as medidas de contenção dos gastos com os tripulantes e a redução da oferta de voos, que eliminou numerosas frequências não rentáveis, não foram suficientes.De fato o erro foi assinar, na euforia de 2010 e 2011, contratos de leasing de aeronaves que desde o segundo semestre do ano passado excederam o crescimento da demanda por voos domésticos, que para 2012 está sendo estimado em cerca de 8%. Os executivos das duas empresas adiantaram que se o combustível permanecer no atual patamar elevado de custo " uma recuperação tarifária poderá acontecer".Ou seja, também para compensar o aumento de 11% da taxa de câmbio do dólar, que se verificou entre abril e junho - quando a rentabilidade operacional caiu ainda mais - Tam e Gol deverão recorrer a tarifas mais elevadas, em percentagem e data ainda não comunicadas. Quanto às consequência desses aumentos sobre o fluxo de embarques,a serie histórica indicaria uma leve diminuição inicial da demanda, seguida pela aceitação das novas tarifas, como já ocorreu no passado e como se verifica atualmente em todos os itens alimentares e de serviços que, no país, são seguidamente alterados pela inflação. A dúvida está relacionada com a validade prática dos aumentos tarifários,considerando que as perdas de R$ 1,634 bilhão acumuladas pela Tam e pela Gol no segundo trimestre, são bem mais elevadas do aumento de preço do combustível, que representa cerca de 34% dos custos operacionais. Em todo caso a solução do dilema não pode ser adiada,pois ambas as empresas tem folego financeiro moderado e não há de parte de seus acionistas , nas circunstâncias atuais, interesse em investir mais.

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