sábado, 2 de fevereiro de 2013

AS BATERIAS DE ÍON-LÍTIO EM ESTUDO PARA USO NO NOVO A350

Após mais de duas semanas, ainda não há indício de como será resolvido o problema dos 787. Jim McNerney,executivo da Boeing ,numa reunião com analistas e com jornalistas se recusou de discutir quais ações deverão ser tomadas para trazer novamente a aeronave em serviço, afirmando:"Não quero avaliar antecipadamente qual será a exigência da FAA para autorizar a volta do 787.Nosso maior desejo é descobrir a origem dos problemas que ocorreram nas baterias de litium da Japan Airlines e da All Nippon Airways".De sua parte, numa reunião com a imprensa, o presidente e CEO da Airbus,Fabrice Brégier, informou que no momento a construtora não tem a intenção de deixar de utilizar as baterias de lithium íon em seus novos A350 .Ele esclareceu que as mesmas baterias já estão instaladas nos A380 ,mas que o seu uso é limitado a eventualmente acionar o sistema de emergência do sistema de iluminação do super-jumbo. Mas no A350 essas baterias mais poderosas teriam utilização mais ampla e regular,como no 787.A Airbus tem analisado a fundo o seu funcionamento e acredita que já resolveu quaisquer "safety concern" relacionado com elas."Todavia,acrescentou McNerney, poderemos voltar atrás e decidir instalar o sistema clássico,que temos estudado paralelamente, se as autoridades chegarem à conclusão de que a tecnologia da nova bateria "is not mature". "Para essa substituição, concluiu, teríamos tempo até a segunda metade de 2014,data na qual está prevista a entrega da primeira unidade do A350".

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