sábado, 1 de dezembro de 2012

A VERDADE SOBRE O PREÇO DO QUEROSENE

A queixa geral das empresas aéreas, em particular daquelas que nos primeiros nove meses do ano fecharam seus balanços no vermelho, é de que o custo do querosene de aviação subiu demais, e lhes impede de operar com algum lucro.A Gol já atribuiu ao combustível mais de 40% de seus custos operacionais. Os chamados "spot prices" do querosene de aviação de fato subiram na média entre os cobrados nos mercados da Europa,dos Estados Unidos e de Singapura, mas é também evidente que no Brasil a distribuidora Petrobras, além de utilizar em parte o combustível por ela produzido (mais barato, por não ter entre outros o ônus do transporte marítimo)o mistura com o importado e arredonda para mais os preços cobrados das empresas aéreas. Neste 2012, segundo dados oficiais, a valorização do preço em centavos de dólar por cada galão comercializado teve oscilações mensais para mais e para menos, mas substancialmente ,na comparação com a média de 2011 sua cotação no final de setembro havia aumentado 9,4%, passando de 303 cents de US$ para 322 centavos por galão americano,correspondente a litros 3,785.A freada aos aumentos foi influenciada pelas reduções de preço de 12,7% e 8,5% que ocorreram em junho e julho.

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