sexta-feira, 19 de julho de 2013

BATERIAS TERIAM CAUSADO O INCÊNDIO NO 787

O Bureau de investigação sobre acidentes aéreos (AAIB) da Grã Bretanha,apos analise do incêndio no 787 da Ethiopian Airlines,que ocorreu no aeroporto de Heathrow em Londres,recomendou ontem que "a Administração Federal de Aviação (FAA)dos Estado Unidos tome medidas para desativar o transmissor de localização de emergência Honeywell International RESCU406AFN nos aviões Boeing 787, até que as medidas adequadas para assegurar a aeronavegabilidade sejam finalizadas".Entretanto,segundo as autoridades britânicas ,a causa do incêndio ainda não foi identificada: sabe-se que ele começou em um equipamento de localização que é usado em caso de emergência,havendo indício de ruptura de células do aparelho.As preocupações com a possibilidade de que haveria um problema sério no projeto ou na fabricação do 787 aumentaram em seguida,quando foi divulgado que outro 787,que a Japan Airlines estava operando de Boston para Tóquio,teve de voltar ao aeroporto americano,por uma suposta falha na bomba de combustível. Segundo as investigações realizadas ao longo da semana na estrutura do 787 da Ethiopian,o incêndio poderia ter começado devido ao superaquecimento ou curto-circuito nos faróis de emergência (os chamados ELT), que utilizam baterias de lítio-manganês não recarregáveis, material que já gerou problemas no 787 da ANA.Foi recomendada uma revisão de segurança em todas as aeronaves que usam esses faróis,precedida pelo desligamento dos respectivos equipamentos .Segundo a Boeing, os faróis de emergência de seus 787 , fabricadas pelo conglomerado Honeywell , estão posicionadas na parte traseira superior dos jatos,funcionando como transmissores de sinais para satélites, que por estes são repassados ao receptores terrestres.As autoridades britânicas recomendaram às americanas que seja efetuado nos 787 o imediado desligamento da alimentação desses faróis,em aparente concordância com a afirmação da Boeing,que teria divulgado a possibilidade deles serem retirados das aeronaves em apenas uma hora de trabalho.

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