segunda-feira, 15 de abril de 2013

EM BRASÍLIA UM A330 DE TAP POUSA EM PISTA ESTREITA E FICA DANIFICADO

Um avião da TAP Portugal,procedente de Lisboa com 240 passageiros a bordo, bateu na tarde de sábado a estremidade de sua asa esquerda em uma torre de iluminação do Aeroporto de Brasília, enquanto taxiava na pista L4 recém inaugurada, em direção ao pátio de estacionamento. O Consórcio Inframérica, responsável pelo aeroporto, admitiu que a pista selecionada pela torre de controle não era apropriada para o porte do Airbus A330 da empresa portuguesa . Enquanto uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) iniciava as investigações, uma nota divulgada no domingo pela Força Aérea Brasileira (FAB) atribuia a responsabilidades pelo ocorrido à Inframérica, que administra o Aeroporto de Brasília, e ao piloto da TAP. Entretanto, em nota divulgada pelo Consórcio Inframerica, é evidenciado que a responsabilidade do pouso e da parada completa da aeronave é da Aeronáutica, e que a pista de aterrissagem destinada ao A330 era pequena para o porte da aeronave.De fato, segundo a FAB, a "taxiway L4 possui restrições de envergadura de aeronave de 36 metros,mas não há limitação na pista M,atualmente em obras. Segundo informações desta redação, a envergadura dos 12 Airbus A330 da Tap (wing span) é de 60,30 metros,e não se sabe por qual equívoco uma aeronave desse tamanho foi orientada para aterrissar numa pista que comportaria apenas um A321, cuja envergadura chega a m.34,10.Deverá ser esclarecido se a adminstração do aeroporto notificou ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para divulgação do NOTAM (Notice to Airmen), documento que tem por objetivo informar antecipadamente aos pilotos sobre as condições de uso do aeródromo e navegação aérea.Em caso de dúvidas , que neste caso não teriam surgidos, "cabe ao piloto em comando observar se o equipamento que opera se adequa às restrições previstas, podendo este solicitar a qualquer tempo novas autorizações aos controladores de voo". No domingo a Tap, além da assistência total aos viajantes procedentes de outras cidades para embarcar em Brasília, já havia providenciado a saída rumo a Lisboa,em voos de outras empresas,de 80% dos passageiros que não puderam viajar no sabado devido à indisponibilidade da sua aeronave, cujo conserto exigirá obras de manutenção de duração estimada em cerca de duas semanas.

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