domingo, 6 de outubro de 2013
PROPOSTAS DO AERUS Á AGU
O escritório do Dr.Maia informou que na semana passada (dia 3/10) se reuniu novamente com a AGU para tratar do acordo que será celebrado entre a União e o Aerus. Eis o texto de seu comunicado: "Apresentamos algumas propostas concretas que demonstram a economicidade do acordo para a União, e mais uma vez ressaltamos a urgência do caso. Abaixo um resumo de cada proposta:1ª proposta:
Quanto aos assistidos propomos pagamento à vista dos benefícios atrasados. Quanto aos benefícios futuros, seriam assumidos e pagos diretamente pela União.
Quanto aos ativos: propomos que a União aporte à vista os valores relativos às reservas matemáticas para outro fundo de previdência aberta, ou seja, uma forma de portabilidade. Após a portabilidade cada participante ativo poderá dispor de seus recursos da forma que melhor entender (resgate, benefício proporcional diferido, etc.)
2ª proposta:
Quanto aos assistidos, novamente propomos o pagamento à vista dos valores atrasados e que a União assuma a folha mensal de benefícios.
Quanto aos ativos, propomos que a União faça aportes mensais a um fundo (existente ou a ser criado) durante 36 meses até integralizar as reservas matemáticas. Após integralizados os valores o participante poderia dispor de seus recursos da forma que melhor entender. Essa proposta concederia à União a possibilidade de um aporte menor à vista, já que os valores dos ativos seriam diluídos em prestações mensais, de forma que também não os prejudicaria.
3ª proposta:
Envolve as duas propostas acima, mas dando a opção de que União faça o pagamento da folha mensal dos assistidos por intermédio de um fundo, em vez de realizá-los diretamente aos aposentados. Nessa opção o gasto mensal da União seria maior, já que seria necessário o pagamento do custo administrativo do fundo.
Essas são apenas propostas iniciais, que contemplam o direito integral dos ativos e assistidos. Foram baseadas nas propostas feitas pelo Dr. Maia, com algumas alterações devido ao atual cenário. A União irá analisá-las e provavelmente fazer suas contrapropostas.
Hoje,dia 4, teríamos nova reunião com o Ministro Adams, mas ele acabou não podendo comparecer pois foi chamado ao Palácio do Planalto. Foi então adiada a reunião, o que de certa forma é bom porque concede mais algum tempo para que sejam analisadas nossas propostas. Deve ser marcada nova reunião para os próximos dias para que avancemos na negociação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário