domingo, 18 de agosto de 2013

SEM FUSÃO COM A USAIR , PLANO DE RECUPERACAO DA AMERICAN É REJEITADO

Parece que acabou a ameaça que a fusão entre a American Airlines e a US Airways( USAir) representava pela concorrência entre as aéreas dos Estados Unidos,prejudicando seus usuários, que teriam menor número de frequências em cerca de 1.ooo rotas nas quais atualmente as duas empresas competem, devido à sobreposição de horários - fato esse que favoreceria o aumento de tarifas além de oferecer menos opções de viagem aos interessados.O mesmo Departamento de Justiça que permitiu a fusão entre a Delta Airlines e a United Airlines,que atualmente dominam em particular nas rotas de Nova York ( após ter negado em julho de 2001 a fusão que a mesma United/Continental pretendia realizar com a US Airways )foi explicita em justificar a sua decisão, afirmando que com mais essa fusão 80% do enorme mercado americano ficaria nas mãos de quatro companhias, com inevitável prejuízo para os viajantes.A receita da American e da US Airways totalizou em 2012 cerca de US 38,7 bilhões (operando respectivamente 899 e 629 aeronaves ) contra os US$ 36,7 bilhões e os US$ 37,2 bilhões da Delta e da United,sendo a frota de cada uma de 1.291 e 1.264 aviões.A American e a US Airways vão recorrer,mas parece que tem escassas possibilidades de modificar a decisão judicial.A negativa do Departamento de Justiça teve efeito imediato no plano de recuperação da American Airlines,que se encontra na fase final de um processo de concordata desde 2011 e contava sobre o reforço que a fusão com a US Airways(avaliada em US$ 11 bilhões) disponibilizaria ,para se livrar de todos os seus credores.

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