quinta-feira, 2 de maio de 2013

TAM CANCELA SEUS VOOS DO RIO PARA A FRANÇA E A ALEMANHA

A Tam surprendeu o mercado com a divulgação,no passado fim de semana, de um comunicado que anuncia o cancelamento de seus voos diretos do Rio de Janeiro para Paris e Frankfurt. A empresa afirmou que "se trata de um ajuste pontual na malha aérea,tendo em vista a eficiência,a demanda e os custos das rotas". A frase merece ser esclarecida,sendo que suas palavras parecem escolhidas para não evidenciar os motivos reais da suspensão.De fato a palavra "pontual" deve ser entendida como "momento oportuno" enquanto ao invocar a "eficiência" a aérea parece admitir que os voos cancelados não eram eficientes,e a seguir que a "demanda" era escassa e que os custos operacionais dessas rotas superavam a receita.Isso seria consequência do fato que a Air France e a Lufthansa continuam aumentando seu voos diretos para o Brasil ? A notícia não surpreende em relação ao voo para a Alemanha, cujo número de freqüências havia sido reduzido pela Tam de sete para 4 desde 2011 ( um ano após a inauguração da rota),pois nessa ligação a Lufthansa sempre dominou, mas a grande frustração vem do cancelamento da Rio/Paris,pois no tapete vermelho da ligação Brasil-França a Tam sempre depositou boa parte de seu prestígio : ela deixa de ser operada na vespera de grandes eventos internacionais que terão o Rio de Janeiro como destino principal.Sem contar que a saída desses voos afeta a imagem do aeroporto do Galeão ,que após anos negativos, havia conseguido atrair novamente mais empresas (inclusive estrangeiras) que antes pareciam interessadas somente em voar para São Paulo.Nesse sentido,foi oportuna a reação da Firjan, se dirigindo ao governo do Estado para tentar evitar o "descalabro" , considerando também que sendo os cariocas os brasileiros que mais viajam para Paris, serão obrigados agora a voarem para São Paulo para alí embarcarem na conexão para a capital francesa. As suspensões já tem data marcada: 11 de agosto.A Tam afirma que oferecerá mais assentos na rota São Paulo-Paris, pois a partir de 20 de agosto operará seus novos 777, com 363 lugares, detalhe esse de interesse relativo para os passageiros cariocas, que por comodidade acabarão preferindo os voos diretos da Air France e até aqueles de outras empresas europeias,que saindo do Rio tem paradas nas respectivas capitais , onde oferecerão prováveis opções de curta permanência,antes do embarques para Paris.O ocorrido parece confirmar que de fato, com toda a fusão com a Lan chilena, a conjuntura financeira da Tam que já era algo delicada,piorou após a perda bilionária de 2012, que já havia motivado também alguns cancelamentos de voos para os Estados Unidos.

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