sábado, 4 de maio de 2013

CORA RÓNAI FALA DE INCOMPETÊNCIA

Em seu blog publicado no segundo caderno de "O Globo" na segunda quinta-feira do mês passado,Cora Rónai dedica amplo espaço à "Incompetência Olímpica", titulo que na realidade deveria ser trocado por "Descalabro Olímpico".No subtítulo,de fato, ela escreve "Tanto a Copa quanto as Olimpíadas têm funcionado como carta branca para tudo o que é descalabro.A sensação que tenho é que nunca se roubou tanto".No longo texto ela explica :"Acho os dois eventos bonitos e simbólicos e fico fascinada com a mistura de gente que proporcionam. Minha implicância é com a corrupção abissal que os cerca e com a sua realização no Brasil- sobretudo,no Rio de Janeiro.Não dúvido que tanto Copa quanto Olimpíadas corram lindamente : somos os reis do jeitinho e, com um superfaturamento aqui e uma enganação ali,teremo (quase) tudo pronto a tempo.Se não forem assaltados,estuprados ou mortos, os turistas voltarão para casa com belas lembranças." Após esse quadro pessimista, a autora se diz preocupada pela sensação - "e peço encarecidamente que me corrijam se eu estiver errada - que nunca se roubou tanto ,e tão impunemente,neste país.Não,não tenho números.Não tenho fatos.Tenho apenas a percepção de alguém que vê os valores de obras desnecessárias aumentando astronomicamente,enquanto os cidadãos ficam entregues à própria sorte num cotidiano cada vez mais degradado". Ela relata os gastos feitos em obras relacionadas com as Olimpíadas de Montreal,Atenas e Pequim, que em nada beneficiaram esses países e que chama de "desastres econômicos" e afirma que da mesma manéira o estádio de 44 mil lugares em Manaus "vai virar elefante branco" após a Copa, assim como acha que o país aceitou imposições da Fifa,em troca de uma cobertura 4G por dois meses ,oferecida por uma única operadora que atualmente atua apenas em "megalópoles" como Búzios,Paraty e Campos do Jordão.E encerra dizendo que o que foi dito de oficial,em entrevista do ministro Aldo Rebelo, seria costrangedor e num outro país justificaria o seu afastamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário