sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SE AGRAVAM OS TEMORES SOBRE OS 787

O Dreamliner 787 foi lançado pela Boeing em 2004 como seu maior avanço técnico,tanto pelo material usado que pelos sistemas de comunicação interna,além que pela sua capacidade de reduzir em até 20% o consumo de combustível, voando sem escala distancias até 15 mil quilômetros.A resposta das empresas aéreas foi imediata:mas os 849 modelos encomendados estão longe de ter sido entregues.Após três anos de atrasos,as aéreas que os encomendaram ainda estão esperando receber nada menos que 800 unidades.Entretanto a nova aeronave ter causado inúmeros problemas à Boeing.Entre outros,o corpo e as asas do Dreamliner,de plástico reforçado com fibra de carbono, têm sidos difíceis de produzir e de montar e os painéis de distribuição dos modernos sistemas elétricos se queimaram devido ao superaquecimento,enquanto as novíssimas baterias de íons de lítio pegaram fogo.A resposta aos problemas foi a decisão das entidades reguladoras do tráfego aéreo de suspender os voos de todos os 49 Dreamliners em operação.E ontem, a presidente da Junta Nacional de Segurança de Transporte (NTSB) dos Estadods Unidos,Deborah Hersman, numa entrevista à imprensa jogou um balde de gelo sobre a esperança de uma rápida solução do enorme problema financeiro causado à Boeing e às empresas aéreas pela suspensão dos voos do Dreamliner. Ela afirmou que a bateria de lithio ion analisada no avião da JAL se incendiou devido a uma "termal runaway" (fuga térmica), seguida por curto circuíto :foram várias "uncontrolled chemical reactions" entre as células da báteria, que é utilizada para acender a APU (auxiliary power unit) da aeronave.A executiva definiu o fato de também a bordo do avião da ANA ter ocorrido o mesmo problema - por se tratar de novos modelos de aeronaves " um acontecimento sem precedentes,que nós preocupa muito,por ser muito relacionado com a segurança aérea".E acrescentou :"na aviação o que nunca se espera é ter que enfrentar um incêndio a bordo.Por isso a importância desses dois eventos não pode ser subavaliada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário