quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PROBLEMAS DAS BATERIAS COMPLICAM A VOLTA DOS 787 ÀS OPERAÇÕES

O New York Times de hoje informa que as baterias de íon-lítio usadas nos Dreamliner 787 da All Nippon Airways já haviam enfrentado vários problemas antes dos incidentes que motivaram a decretação dos pousos de emergência de todos esses modelos e que a Boeing estava cientes deles meses antes deles ter divulgação pública por ter ocorrido em aviões já em serviço na frota da ANA, levantando questões sobre a sua confiabilidade. Uma porta-voz da aérea acabou de declarar que as baterias em 10 aviões de sua frota foram substituídas, enquanto um representante da Japan Airlines afirmou que "algumas" precisavam ser trocadas. Em cinco das 10 substituições, segundo alegações da All Nippon Airlines, a bateria principal havia perdido o seu potencial de carga em outro voo da companhia que precisou fazer um pouso de emergência no dia 16 de janeiro, no Japão.A companhia aérea disse que havia relatado à Boeing sobre as substituições assim que elas ocorreram, mas não foi obrigada a comunicar o caso às autoridades competentes porque não envolvia questões de segurança e não houve atraso de voos ou cancelamentos.Após essa comunicação,o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes decidiu ontem incluir a analise das trocas na sua investigação. Os esclarecimentos da ANA relacionados com os problemas anteriores, evidenciaram a "natureza volátil das baterias "e levantaram dúvidas sobre a utilização delas de forma segura. Mas a afirmação da Boeing de que esses problemas podem ser controlados,sem ameaças à segurança do voo,foi parcialmente desmentida por funcionários da construtora, ao afirmarem que a substituição evitou o superaquecimento delas.Eventualidade essa que poderia provocar incêndio a bordo, segundo os técnicos.Outro detalhe importante: as baterias substituídas duraram menos de seu período de validade,garantido pela fabricante, a japonesa GS Yuasa, cujas instalações foram inspecionadas por técnicos da NTSB americana e da empresa aérea.Sobre o acontecido está sendo aguardado ainda para hoje um balanço da Boeing.(Leiam no site Aeroconsult um artigo special sobre o assunto)

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