domingo, 16 de setembro de 2012

US AIRWAYS CONTRA CHARTERS DA GOL

A US Airways tem apresentado às autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos sua objeção à concessão de operar voos charters para os Estados Unidos solicitada pela Gol. A empresa americana motiva sua atitude citando o fato que em abril de 2011 havia concordado com a Infraero que em fins de 2012 receberia slots no aeroporto de Cumbica , para nele operar voos entre Charlotte e São Paulo. Não tendo ainda recebido essas autorizações poderá ser obrigada a transferir a data inaugural de seus serviços.Da mesma maneira, na base da reciprocidade, a US Airways pediu ao DOT que negue a prorrogação da autorização para voos fretado pedida pela aérea brasileira, respondendo nesse sentido à consulta pública de praxe.Isso apesar de não haver em geral restrições à concessão de voos charter às companhias brasileiras.Mas no acordo bilateral de transporte aéreo de 1989 ,atualizado em 2011,está previsto que essa concessão depende de autorização prévia. A Infraero negou estar informada de que os slots estavam relacionados com a inauguração de uma rota regular da empresa americana, assim como de não ter concluído qualquer acordo nesse sentido com a US Airways. De sua parte, a Gol afirma nada ter a ver com as decisões da Infraero e lembra que a aérea americana fez as mesmas restrições ao pedido de charters feito pela Tam, que não foram acolhidas pelo DOT. Entretanto, em comunicado, a Gol anunciou na semana passada que a demanda de passageiros em seus voos caiu em agosto 5,6%, se comparada aquela do mesmo mês de 2011 e 10,4% em relação a julho deste ano.Esses dados incluem os embarques da Webjet, com a qual depois da fusão opera em conjunto.

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