terça-feira, 19 de agosto de 2014

POSIÇÃO DOS FLAPS SERIA A CAUSA DO ACIDENTE DO CESSNA

No exame dos restos do Cessna Citation, que caiu na quarta-feira passada, matando o candidato à Presidência da República Eduado Campos e mais seis pessoas, foi verificado que os flaps da aeronave estavam recolhidos, quando para a sustentação do voo essas "extensões" das asas precisavam estar ainda baixadas,como acontece normalmente na fase de aterrissagem.No manual do Cessna há uma restrição segundo a qual- para evitar um baque violento (put down)que puxa o avião para baixo e tira a estabilidade da aeronave - os flaps não podem ser recolhidos se o avião estiver em velocidade acima de 200 nós, ou seja, acima de 370 km/h : isso significa que no caso do avião presidencial,tendo o piloto acelerado com os flaps abertos, baixados, depois da arremetida com a potência do motor no máximo e acima desse patamar, antes da retomada normal do voo deveria ser reduzida a velocidade,para baixar a altitude e recolhidos os flaps. A constatação dos peritos não é ainda conclusiva e terá de ser mais detalhada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos,Cenipa, verificando na análise das peças se o procedimento foi realizado no tempo certo, com velocidade certa ou o flap foi recolhido em alta velocidade após a arremetida,motivando supostamente o acidente.No momento a resposta é dificultada também pelo fato que o Cessna não tinha, como equipamento de série, um gravador de dados, com informações sobre altitude do avião no momento de suas operações cruciais, como pouso e decolagem e comandos efetuados pelo piloto. Também não foram gravadas as conversas do piloto e copiloto na cabine.

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